Pesquisar este blog

A verdadeira história de Madam CJ Walker

em 7 de abril de 2020



Quem é Madam CJ Walker?


Originalmente conhecida como Sarah Breedlove, Madame CJ Walker era uma empreendedora, filantropa e ativista afro-americana que construiu um negócio de cuidados com os cabelos totalmente do zero no início do século XX na América – tornando-se a primeira milionária feminina do país.

A verdadeira história de Madam CJ Walker

Sarah Breedlove nasceu em 1867, apenas dois anos após o final da Guerra Civil Americana e apenas quatro anos após a Proclamação de Emancipação. Sua família ainda morava na plantação de algodão da Louisiana, onde seus pais haviam sido libertados da escravidão recentemente e onde agora trabalhavam como zeladores.
Órfã aos sete anos, a jovem Sarah recebeu apenas três meses de educação formal e sobreviveu trabalhando nos campos de algodão com sua irmã mais velha, Louvenia. Mas Louvenia se casou com um homem chamado Jesse Powell, frequentemente descrito como cruel e abusivo – então, quando Sarah tinha apenas 14 anos, ela se casou com Moses McWilliams para se afastar do cunhado. Mas aos 20 anos, ela se tornou viúva com uma filha de dois anos chamada Lelia.
Após a morte do marido Moses, Sarah e Lelia se mudaram para a cidade de St. Louis, no Missouri, onde seus irmãos mais velhos já haviam se estabelecido como barbeiros. Em St. Louis, Sarah trabalhou como lavadeira e juntou dinheiro suficiente para enviar a filha para a escola para obter uma educação. Crucialmente, ela também participou da Igreja Episcopal Metodista Africana e ingressou na ‘Associação Nacional de Mulheres de Cor’ e começou a fazer amizades com os principais homens e mulheres negros que inspiraram nela uma nova maneira de ver o mundo.
Durante esse período, ela também se casou com seu segundo marido, John Davis. Infelizmente, o relacionamento não foi feliz e depois se rompeu. E esse é o momento que é mostrado na história do primeiro episódio da série da Netflix…

Como ela começou sua empresa? E ela estava realmente careca?

Quem é Madam CJ Walker? Conheça a história que inspirou a série da ...
Durante a década de 1890, Sarah se viu sofrendo de uma doença no couro cabeludo que fazia com que a maioria dos seus cabelos caíssem. Embora seus irmãos fossem barbeiros, eles não podiam oferecer muitos conselhos sobre como cuidar de cabelos danificados; em vez disso, Sarah procurou produtos e remédios caseiros para resolver seu problema. No entanto, ela obteve sucesso ao experimentar os produtos de Annie Malone, outra empresária negra.
Em 1905, mudou-se para Denver como agente de vendas para Annie Malone, com apenas um troco no bolso, e no ano seguinte Charles Joseph Walker a seguiu de St. Louis a Denver para se casar com ela. Foi então que ele se tornara seu terceiro marido. Ele foi descrito de várias maneiras como “jornalista” e “vendedor”, e foi esse o nome que deu a Sarah seu novo título, madame CJ Walker.
Sarah adotou esse nome porque, além de ser uma agente de vendas do produto de Annie, ela também estava desenvolvendo sua própria linha de produtos e estabelecendo seu próprio negócio. Aparentemente inspirada por uma receita que lhe ocorreu em sonho, ela começou a vender seus próprios produtos – incluindo o Wonderful Hair Grower de Madame Walker para condicionamento e cura do couro cabeludo. Portanto, ela rapidamente desenvolveu seguidores leais.

Leia mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário