Pesquisar este blog

Upcycling possibilidade de reaproveitar

em 8 de março de 2020

por Raquel Gomes
Upcycling

Oii gente!!


Novas ideias são sempre bem vindas e a possibilidade de reaproveitar é um ato de consciência e a ideia tem influenciado muita gente. É uma tendência  e vale a pena ser influenciada por ela. Cria em nós novos costumes abre a nossa mente e nos faz pessoas mais conscientes em relação ao meio ambiente. Já se dizia cria em nós novos hábitos pessoas mais conscientes a cerca do nosso consumo.
Vamos conhecer hoje um pouco de Upcycling. 
Upcycling  é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais, ou seja, materiais existentes, que iriam ser descartados. É uma nova forma de ver a moda.

 


“Estima-se que, no Brasil, são descartadas mais de 170 toneladas de resíduos têxteis por ano. A indústria da moda, ainda dominada pelas gigantes do varejo “fast-fashion”, tem como prioridade a velocidade e o lucro rápido.”






Este termo já está bem conhecido no meio, pois a ideia de usar de novo com uma roupagem diferente, é uma opção muito querida e bem inteligente. Diante das crises ambientais este método é bem eficiente e contribui muito para diminuição da poluição têxtil.
O resultado do Upcycling é bem mais positivo do que a reciclagem pois não envolve aditivos químicos. O material entra num ciclo de transformação inédito a cada vez que é reaproveitado.



A criação de roupas a partir de roupas que seriam descartáveis é estrema inteligência e consciência. Este reaproveitamento ajuda no artesanato novas possibilidades de mão de obra, gerando empregos e isso é incrível!
“É uma grande oportunidade para as empresas que têm estoque de tecido encalhado ou até mesmo peças de coleções passadas, que podem ser transformadas em novas roupas. Além de fazer girar a produção, soluciona um dos grandes problemas da indústria têxtil, que é o descarte de resíduos”, afirma Amanda Vasconcelos, professora do Senai Cetiqt , maior centro latino-americano de produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química.
“O upcycling não deixa de ser a famosa customização já bastante disseminada. A diferença é que o upcycling tem atrelado o conceito da sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver projetos ‘ecoconscientes’, que aumentam o ciclo de vida das roupas, evitando, assim, que mais lixo têxtil seja despejado na natureza”, explica.

“Algumas empresas conseguem até mesmo produzir coleções em larga escala somente com resíduos, mesmo com pequenas diferenças entre uma peça e outra. A grande maioria das marcas, no entanto, produz peças únicas, mais autorais, e com alto valor agregado por serem peças exclusivas”, pontua Vasconcelos.

ucycling também é bem-vindo entre os consumidores. É possível executar a técnica em casa mesmo.


                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário